O talento de IZA está ultrapassando barreiras, sendo reconhecido internacionalmente. Isso porque, a cantora estrelou a capa da revista norte-americana Allure, no qual a artista falou sobre sua carreira, ressaltando a representatividade de pessoas pretas no Brasil.
Na matéria, o veículo destaca a importância de IZA no cenário cultural brasileiro. A “Edição Melanina”, é um projeto em que a Allure destaca todas as facetas de pessoas pretas, com o objetivo de espalhar o Orgulho Preto.
Na entrevista, IZA relembrou sua infância e todo preconceito que enfrentou por causa de sua cor e, principalmente, pela textura de seu cabelo por não se encaixar no padrão de meninas da sua idade.
“Quando eu era mais jovem, tipo 12 anos de idade, eu pedi à minha mãe para alisar meu cabelo. Eu falava, ‘Por favor!’. Eu não aguentava mais na escola. Eu apenas queria me encaixar”, revela.
“Quando estava crescendo, eu não via ninguém como eu na TV. Eu não me via em lugar nenhum. Eu era invisível”, desabafou.
A artista declara que se sentia incomodada por não estar representada na mídia e, sobretudo, por não haver um mercado de estética voltado para pessoas pretas. “Eu não tinha as ferramentas para cuidar do meu cabelo natural. O fato é que é muito difícil criar amor-próprio quando o mercado, quando o mundo, não te dá as escovas certas”, afirmou a cantora.
Contudo, atualmente, Iza se encontra feliz com o seu cabelo, seja ele natural ou de qualquer outro jeito. A artista ainda ressalta que toda mulher deve ser respeitada por suas decisões de usarem o cabelo que quiserem.
“Eu não tenho que usar meu cabelo natural. Eu não tenho que alisar meu cabelo. Eu tenho que fazer o que eu quiser fazer”, afirma IZA.
“O que eu acho que é necessário é espalhar que as mulheres pretas, e as mulheres em geral, são livres para usar e serem o que quiserem. Se eu quiser usar meu cabelo natural, eu vou usá-lo natural. Se eu quiser raspar minha cabeça, vou raspar minha cabeça. E se eu quiser usá-lo liso e loiro, eu vou usá-lo liso e loiro.”
IZA acaba de lançar seu mais novo single “Filtro”, que sucesso o lançamento de “Guetto”. Para o videoclipe da canção, a cantora abusa da sensualidade e de uma estética futurista sendo, segundo ela, o videoclipe mais ousado de toda sua carreira. Confira: