Adele é acusada de plagiar música de compositor brasileiro - Palco Pop
Música | Publicado por Juliane de Paula em 10 de setembro de 2021.
Adele é acusada de plagiar música de compositor brasileiro

Adele está sendo processada por plágio pelo compositor mineiro Toninho Geraes, de 59 anos. O artista acusa a cantora de ter plagiado sua canção “Mulheres”, que ficou conhecida na voz de Martinho da Vila.

Toninho alega que a cantora britânica utilizou plágio na faixa  “Million Years Ago, do álbum “25”, lançado em 2015. “Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”, revelou o compositor em entrevista à Veja.

A revista VEJA chegou a ter acesso a duas notificações extrajudiciais que, de acordo com o veículo, foram enviadas em maio para Adele, a Greg Kurstin (coautor da canção e seu produtor), à gravadora XL Recordings/Beggars Group e ao grupo Sony Music.

De acordo com os advogados do compositor brasileiro, a faixa se apropriou das primeiras notas de introdução, sendo reproduzidas no início, refrão e final de “Million Years Ago”, além da linha melódica da música.

Agora ouça as duas canções:

A semelhança chamou tanta atenção dos internautas que até fizeram um mashup com as duas canções. Confira:

No total, foram contabilizados 88 compassos com indícios de cópia, somando três minutos e três segundos da faixa, sendo o equivalente a 87% da música.

Por enquanto, apenas a Sony Brasil emitiu resposta formal sobre o caso, comunicando que a acusação já está nas mãos de Adele e da gravadora inglesa.

Nossa intenção era tentar um acordo, mas, diante do silêncio, recorreremos à Justiça”, declarou o advogado Fredímio Biasotto Trotta.

Deixe um comentário

*

Direitos reservados. Desenvolvido por Lucas Mantoani.