Que Lady Gaga é um dos maiores ícones da nova geração, não é novidade para ninguém. Mas será que Gaga consegue levar o título de uma das maiores divas pop de todos os tempos em meio a tantas personalidades como Madonna, Mariah Carey, Whitney Houston e outras? A resposta é sim.
E, por isso, resolvemos trazer hoje para vocês 7 momentos que comprovam toda a importância da nossa Mother Monster em todos os âmbitos do cenário musical.
1- Identidade única alinhada a impacto mundial:
Voltando 13 anos atrás, podemos conferir como tudo isso começou e destacar um momento que fez toda a diferença na carreira de Lady Gaga. Em 2008, a cantora lançou seu disco “The Fame” e, em seu álbum de estreia, já mostrava algumas características que a acompanhariam nos anos seguintes. Não por acaso, uma de suas faixas de maior sucesso no álbum foi “Poker Face”, termo utilizado no jogo de mesmo nome e que, assim como o blefe, é um movimento bastante utilizado por jogadores que desejam esconder as emoções dos seus adversários.
Como consequência, quem não conhecia o termo passou a conhecer, e quem já a conhecia pode perceber que em várias ocasiões a cantora mostra um semblante impassível, que lhe traz ares de mistério e acabou popularizando a expressão entre os mais jovens.
Born This Way foi seu segundo álbum. Lançado em 2011, completando 10 anos neste ano, é considerado uma das obras mais impactantes de sua carreira. A música de destaque, com o mesmo nome, alcançou mais de um milhão de downloads no iTunes em apenas 5 dias, e ela foi indicada ao Grammy por Melhor Álbum e Melhor Vocal. Em uma semana, vendeu mais de 1 milhão de cópias.
Na letra, Gaga fala sobre amor próprio e aceitação – Gloria Groove, Urias, Lia Clark são algumas das artistas brasileiras que citaram a música como inspiradora pelo fato de falar abertamente sobre pessoas trans:
No matter gay, straight or bi / Lesbian, transgendered life / I’m on the right track, baby / I was born to survive. Tradução: Não importa se você é gay, hétero ou bi, lésbica, transexual. Estou no caminho certo, querido. Eu nasci para sobreviver.
Confira alguns feitos do disco:
2- Ações sociais que inspiram:
Ainda sobre a era Born This Way, em 2012, a artista lançou a Fundação Born This Way pois queria “tornar o mundo mais amável e corajoso”. A Fundação prioriza a saúde mental e o bem-estar dos jovens, trabalhando para promover a gentileza e conversas abertas e honestas sobre saúde mental, validando as emoções dos jovens e erradicando o estigma em torno da saúde mental.
Além desse feito é válido destacar a campanha One World: Together At Home, criada para apoiar profissionais de saúde que estão na linha de frente e a OMS à angariar recursos e dar informações sobre o coronavírus – e incentivar todos a ficarem em casa quando ainda não existia uma vacina para o vírus.
Nas 8 horas de transmissão da live em abril de 2020, Gaga contou com a presença de artistas como Elton John, Paul McCartney, Maluma, J Lo, Taylor Swift, Billie Eilish, Kesha, Niall Horan, Jessie J e outros. Esse foi um dos primeiros shows realizados no início da pandemia e acabou incentivando outros artistas a seguirem a proposta.
3- Looks marcantes:
Outro fato que traz sempre tensão e ansiedade sobre sua presença em qualquer lugar são as roupas e maquiagens que a cantora utiliza. Ela pode surgir tanto pura e virginal, homenageando artistas clássicas dos anos 40 ou vestida de carne. O vestido usado na entrega dos prêmios MTV de 2010 se tornou matéria de vários jornais.
Alguns consideraram o vestido formado por várias camadas de carne crua criado por Franc Fernandez de mal gosto, chegando a receber duras críticas de grupos de defesa aos animais. E muitos ainda consideram.
Lady Gaga explicou posteriormente que a vestimenta representava a necessidade de todos lutarem pelos seus princípios e que para ela era apenas uma carne sobre outra carne. A resposta não convenceu a todos, mas uma diva não seria diva sem momentos controversos.
Muito além disso, Gaga não decepciona quando precisa usar seu estilo fashionista em premiações, inclusive aproveitando para enfatizar a importância de certos assuntos como o uso de máscara no momento atual que estamos vivendo.
4- Shows incríveis
Um momento marcante foi a turnê ARTPOP Ball Tour, iniciada em 4 de maio de 2014 e encerrada em novembro do mesmo ano, a artista rodou o mundo com seus shows, arrecadando mais de 83 milhões de dólares e movimentando pessoas em palcos no Canadá, Japão, Coreia do Sul, Austrália e outros recantos do mundo.
No show, além de toda a pirotecnia e conceitos, Gaga troca de roupa várias vezes. Um dos destaques foi a apresentação de “Swine”, realizada no Festival SXSW onde acontece um feito um tanto quanto estranho, pois enquanto Gaga canta e toca bateria, uma garota vomita um líquido verde em seu corpo. A performance foi recebida com críticas, mas também com muitos elogios. Naquela época, a maioria não sabia, mas o momento remetia a abusos sofridos pela cantora e mais tarde revelados em documentário conduzido por Oprah Winfrey.
5- Ícone da composição
Em 2015 Gaga recebeu o primeiro Contemporary Icon Award do Hall da Fama dos Compositores, segundo a agência Associated Press. O Contemporary Icon Award tem como objetivo homenagear o artista compositor que “alcançou um status de ícone da cultura pop”, de acordo com uma nota divulgada pela organização do evento.
Gaga compôs grande parte de seus hits incluindo “Poker Face”, “Applause” e “Just Dance”, “Born This Way”, “G.U.Y”, “Marry The Night”, “Million Reasons”, “Perfect Illusion” entre outras.
6- Premiações incontáveis
A lista de prêmios de Lady Gaga consiste em, nada mais, nada menos, que mais de 430 prêmios vencidos em mais de 760 indicações totais.
Quando o assunto é a premiação mais importante da música, vulgo o tão sonhado Grammy Awards, a cantora comprova que veio para ser lembrada eternamente. Ela foi indicada 29 vezes, ganhando 11 delas. Mas, muito além disso, Gaga acumula prêmios por vários de seus discos, singles, videoclipes e feitos sociais desde o início da sua carreira..
Inclusive, no último domingo (23) Lady Gaga levou mais dois prêmios no Billboard Music Awards 2021: o primeiro como Melhor Artista Dance e Melhor Álbum Dance por seu Chromática, sexto álbum de estúdio.
A cantora que ganhou seu primeiro prêmio do Billboard Music Awards em 2010 como Melhor Artista, coloca neste momento mais algumas das centenas de estatuetas de sua extensa lista.
7- Atuação impecável
Por fim, não contente com suas performances magníficas nos palcos, Gaga sempre sonhou em ser atriz. Foi então que ela foi convidada para fazer parte da série American Horror Story: Hotel (5ª temporada), onde interpreta a personagem Elizabeth. A performance da artista lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor atriz em minissérie.
Em 2018 estrelou “A Star is Born”, refilmagem do clássico com Judy Garland, de 1954. No filme, Gaga é Ally, uma cantora em ascensão que se apaixona por um artista em decadência. Pelo filme, a cantora e atriz recebeu 24 indicações e a estatueta na categoria de Melhor Canção Original.
Além destes 7 tópicos existem muitos outros feitos que comprovam que Lady Gaga definitivamente representa um marco para o mundo. Você ainda tem alguma dúvida?