Hoje, 8 de Março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher e nós não podíamos deixar esse assunto de lado. Pensando nessa data, que procura reflexões acerca da desigualdade de gênero, fizemos uma lista de algumas das mulheres que impactaram o cenário musical em sua época e, que até hoje, são um símbolo cultural.
NINA SIMONE
Nascida nos Estados Unidos, Nina foi uma grande compositora, pianista e cantora que fez sucesso em uma época em que a desigualdade racial tomava conta da sociedade. Enquanto era reconhecida por sua grande voz ao cantar desde R&B ao Jazz, também lutava pelos direitos civis e teve suas músicas transformadas em hinos do movimento negro.
Mississipi Goddam fala sobre o fatídico assassinato de quatro crianças negras em uma igreja no Alabama. A faixa se tornou um hino politico e é apenas uma das diversas canções de Nina que a transformaram em um legado.
MADONNA
Conhecida como “A Rainha do Pop”, Madonna é a artista feminina que mais fez sucesso mundialmente, vendendo milhões de discos e faturando alto com suas turnês. Seu impacto cultural permeia até hoje e sua influência como ícone feminista e LGBT se faz presente em marcas, artistas e na vida de milhares de fãs. Sem medo de se mostrar, ela sempre foi considerada “excêntrica” e sua imagem é reconhecível em todo o mundo.
Like a Virgin é um bom exemplo da personalidade da cantora, que não tem medo da sua sexualidade, confia em si mesma e influenciou toda uma geração nos anos 80.
MARIAH CAREY
Conhecida principalmente por seu potencial vocal, Mariah Carey é dona de grandes hits e influenciou a maioria das divas pops reconhecidas atualmente. Comercialmente, vendeu mais de 200 milhões de discos globalmente e sua música natalina All I Want For Christmas fatura, mesmo depois de 27 anos, quase meio milhão de dólares por ano.
Com o sucesso de Fantasy, a cantora lançou um remix da canção com o rapper O.D.B, que ajudou o single a chegar ao nº1 da Billboard. Mariah também foi a grande responsável por popularizar feats entre cantoras pop e rappers, cantando com o Snopp Dog, Jay-Z e Bustha Rymes.
MARIA BETHÂNIA
Abelha Rainha do MPB, Maria Bethânia deu ao gênero uma voz feminina e ajudou a atingir as grandes massas, colocando de lado a opinião da música popular brasileira como elitista. Em 1970, foi a artista feminina que mais vendeu discos no Brasil e durante sua carreira vendeu mais de 26 milhões de álbuns.
A cantora tem grandes feitos no currículo mas seu impacto na cena musical brasileira com certeza é o que mais se destaca.
ELIS REGINA
Considerada a segunda maior voz brasileira pela Rolling Stones (atrás apenas de Tim Maia), Elis Regina tinha um talento inigualável e esteve entre os responsáveis por dar voz ao que viria ser chamado de Música Popular Brasileira.
Como nossos pais é um grande clássico da musica brasileira e foi na voz de Elis que a canção ficou imortalizada. Ela ganhou 5 vezes o prêmio Troféu Imprensa de melhor cantora e seu impacto é visto até hoje na nova geração de cantores brasileiros.
Essas são apenas algumas das maiores vozes que influenciaram e ainda influenciam nossa sociedade. Não conseguimos falar de todas e, por isso, queremos saber de você: qual artista feminina marcou sua vida e te ajudou a ser quem você é?