O álbum “ANTI” da Rihanna está completando hoje (28) cinco anos desde o seu lançamento, em 2016. Com diversos sucessos, o disco obteve uma venda de mais de seis milhões de cópias, sendo o último trabalho musical lançado pela artista.
A fase “ANTI”, possui grandes influências do pop e do R&B. O trabalho posterior a esse foi “Unapologetic” (2012) e o primeiro sucesso foi “Work”. Ela contou com a parceria de Drake, dividindo as vozes, tanto na composição quanto no clipe.
Essa colaboração realizada por eles originou muitas notícias, suposto namoro; declarações de amor feitas por Drake no Video Music Awards (VMA) em 2016; término da amizade é muito mais. “Work” já superou a marca de 900 milhões de reproduções no Spotify.
Confira o clipe:
“Kiss It Better”, a terceira música do álbum, também foi um single. Ela relembra as programações românticas dos rádios dos anos de 1990 e conta com o português Nuno Bettencourt, da banda Extreme no riff de guitarra. O clipe, que é em preto e branco, mostra Rihanna só cantando e dançando.
“Needed Me” foi o terceiro single do álbum e conta com uma mistura de batida forte e lenta. Ele possui um clipe em que a artista é uma mulher super poderosa com sede de vingança. Rihanna anda entre uma mansão e um clube de strippers, procurando um homem, armada e dispara a arma ao encontrá-lo.
Também dita como um single, “Love on the Brain” não possui um clipe, mas apareceu muito nas rádios e conseguiu chegar ao top 10 na Hot 100 da Billboard. Porém Rihanna, como fez no Global Citizen Festival em 2016, realizou grandes apresentações deste sucesso.
Assista:
De março a novembro de 2016, ocorreu a “ANTI World Tour”, com os shows se iniciando em Jacksonville, nos Estados Unidos, até outras cidades americanas. Rihanna também realizou shows com essa turnê pela Europa e Emirados Árabes.
A cantora tomou a decisão de dar um tempo em seus trabalhos musicais após a turnê de “ANTI”. Nesses últimos tempis, ela criou a marca de cosméticos Fenty Beauty e estreiou o Savage X Fenty Show, no Amazon Prime Video. Diversos fãs já questionaram sobre um possível álbum novo, porém ela não dá muitas informações. Para não causar polêmica, Rihanna apenas diz: “esse comentário é tão 2019”.
Porém, parece que “R9” já está sendo criado. Em uma entrevista dada para a Vogue em março de 2020, Rihanna diz:
“Não há regras. Não há formato. Há apenas música boa e, se eu sinto, estou lançando”.
Enquanto esse álbum não sai, ouça muito “ANTI”: