As indicações de Justin Bieber ao Grammy de 2021 deixaram a todos surpresos. O cantor não estava entre os mais cotados com o álbum “Changes”, mas ainda sim recebeu importantes indicações. Apesar disso o cantor não se demonstrou muito satisfeito. Na verdade, ele queria que suas canções fossem indicadas nas categorias R&B e fez uma reclamação.
“Changes” está concorrendo na categoria de Melhor Álbum Pop Vocal. O single “Yummy” foi indicado a Melhor Performance Pop Solo e o single “Intentions” (com Quavo) está na categoria Melhor Performance Pop de Dupla ou Grupo. O cantor ainda ganhou uma indicação em Melhor Performance Country de Dupla ou Grupo por sua participação em “10,000 Hours” da dupla Dan + Shay.
Resposta do Grammy
Em resposta a Justin Bieber, o presidente da Recording Academy, Harvey Mason Jr., deu uma declaração ao Pitchfork.
“Sempre queremos respeitar os desejos do artista”, disse ele, respondendo a uma pergunta sobre os artistas que acham que suas indicações não correspondem à categoria em que sua música se encaixa. “Arte é uma coisa engraçada porque é muito subjetiva, e na Academia, nosso objetivo é honrar a excelência“.
“Em algum ponto, é necessário tomar decisões sobre como comparar coisas diferentes, e é um processo muito difícil e que não acho que acertamos todas as vezes. Nós usamos nossos melhores esforços para levar as pessoas onde elas querem e onde deveriam estar e tentamos avaliá-las da melhor maneira possível. Se ele sentiu que era esse tipo de registro, então, você sabe… vou deixar por isso mesmo“, explicou Mason Jr., respeitando as ideias do artista.
Reclamação de Justin
Justin Bieber deixou bem claro que estava insatisfeito com suas indicações.
“Eu cresci admirando a música R&B e quis fazer um projeto que abraçasse essa sonoridade. Ele não ser colocado nesta categoria é estranho, considerando os acordes, as melodias, o estilo vocal e a bateria hip-hop que foram escolhidas. Ele é inegavelmente, inconfundivelmente, um álbum R&B”, escreveu ele em seu Instagram.
O cantor ainda aproveitou para dizer que adora música pop, mas não trabalhou com ela em “Changes”. “Minha gratidão por ter meu trabalho respeitado continua e me sinto honrado de ser nomeado, de qualquer maneira“, escreveu.