O Google é uma plataforma de pesquisa e, geralmente, quando algo está errado as mudanças vem após questionamentos, indignações e revoltas. E foi exatamente assim que a definição de “patroa” no Google foi alterada, após Anitta expressar sua indignação.
Antes o termo era exibido como “mulher do patrão” ou “dona de casa”, o que causou espanto a cantora (lembrando que ela é chamada assim desde que se alto denominou “patroa” em um grupo de mensagens com Ludmilla, Lexa, Luísa Sonza e Mc Rebecca).
“Mano… Que por** é essa? Que por** é essa, mano? Ah, mano, vá pra ponte que pariu. Patroa é o feminino da mesma coisa que está escrita lá no patrão. Dona e proprietária do cace** que eu quiser, eu hein. Viado… Mano do céu! É inacreditável.. Eu não tô acreditando que isso está no nosso dicionário, gente. Não tô acreditando!“, disse a cantora na época.
Anitta revoltada porque no dicionário o termo “Patroa” coloca a mulher em posição inferior ao homem, ao invés de ter o mesmo significado de “Patrão” que é ser Proprietário de algo! pic.twitter.com/bilq8Ghg1r
— Anitta Internacional 🎤 (@anitta_Inter) September 9, 2020
Mudança na definição
Mesmo depois de se explicar afirmando que “não possuem controle editorial sobre as definições fornecidas pelos parceiros“, o Google, que é a plataforma mais popular do mundo, resolveu mudar a definição do termo.
Abrangendo agora diversas definições, a primeira que aparece é “proprietária ou chefe”. Vale ressaltar que essas definições são disponibilizadas pela Oxford Languages.