Adele estava celebrando, nesse fim de semana, o tradicional Carnaval de Notting Hill, em Londres, e decidiu compartilhar uma imagem nas redes sociais.
Na publicação, a cantora mostra sua nova silhueta, usando uma biquíni estampado com a bandeira da Jamaica com plumas amarelas nas costas e um penteado feito com Nós Bantu, de origem africana, o que gerou bastante debate nos comentários da foto.
Enquanto alguns seguidores da cantora aclamaram a aparição de Adele nas redes sociais, outros não aprovaram nada o uso desses itens e acusaram a cantora de apropriação cultural.
Apropriação cultural?
A questão da apropriação cultural tem ganhado cada vez mais atenção, principalmente nas redes sociais, e é extremamente apontado quando pessoas brancas utilizam roupas, coisas e costumes de qualquer tipo de cultura africana e são elogiadas por isso.
No caso de Adele, o principal problema foi o uso dos chamados Nós Bantu. O penteado consiste em diversos coques pequenos no cabelo e é inspirado em um grupo etnolinguístico africano.
No Twitter houve uma chuva de críticas à artista. Um usuário chegou a dizer:
If 2020 couldn’t get anymore bizarre, Adele is giving us Bantu knots and cultural appropriation that nobody asked for.
— Ernest Owens (@MrErnestOwens) August 30, 2020
This officially marks all of the top white women in pop as problematic.
Hate to see it. pic.twitter.com/N9CqPqh7GX
“Se 2020 não pudesse ficar mais bizarro, Adele está nos dando Nós Bantu e apropriação cultural que ninguém pediu. Isso oficialmente marca todas as principais mulheres brancas do Pop como problemáticas. Odeio ver isso“.
Outro usuário do twitter fez o seguinte comentário:
Adele dropped that weight and said it’s time for her cultural appropriation era.
— Johnny Boy 🧚🏾♂️✨ (@JohnTheeFame) August 30, 2020
“Adele largou esse peso e disse que é hora de sua era de apropriação cultural.”
É claro que muitos internautas também saíram em defesa da cantora, que até o momento não se pronunciou sobre a polêmica.
Anyone who has ever been to carnival will know that this is how nearly every woman there dresses. Carnival is about celebrating a culture.This pic of #Adele is nothing more than that.Stop trying to cancel everyone when all they are doing is cultural appreciation not appropriation pic.twitter.com/PE8RMQWGB6
— Mr C (@theswampzombie) August 31, 2020
“Qualquer um que já foi ao carnaval sabe que é assim que quase todas as mulheres se vestem. O carnaval é sobre a celebração de uma cultura. Esta foto de #Adele nada mais é do que isso. Pare de tentar cancelar todo mundo quando tudo o que eles estão fazendo é apreciação cultural, não apropriação“
É o último, juro (e eu nem era fã da Adele, mas virei) https://t.co/0z85IsfDlu
— Álvaro Pereira Júnior 🇳🇿 (@alvaropereirajr) September 1, 2020
“Americanos ficando indignados em nome de JAMAICANOS E AFRICANOS, porque @Adele usava um top de biquíni com bandeira jamaicana e nós Bantu africanos na cabeça.Saiba que o ódio é ódio e você receberá de volta o que der.@Adele, obrigado por representar a cultura Bantu.Com amor, africanos.”