Cientistas irão testar poder de contaminação do COVID-19 em show do cantor Tim Bendzko - Palco Pop
Entretenimento, Música | Publicado por Letícia Pêgo em 20 de julho de 2020.
Cientistas irão testar poder de contaminação do COVID-19 em show do cantor Tim Bendzko

Para tentar entender como funciona o poder de contaminação do novo coronavírus cientistas da Alemanha estão em busca de 4 mil voluntários para participar da pesquisa e assistir o show do cantor de pop alemão Tim Bendzko, em um estádio no dia 22 de agosto.

O principal objetivo da pesquisa é elaborar um modelo para que os eventos com grandes públicos possam retornar de maneira segura. Os pesquisadores estão em busca de 4 mil participantes saudáveis com idade entre 18 e 50 e que tenham testado negativo para o corona.

A apresentação ocorrerá na arena de Leipzig, no leste da Alemanha, no dia 22 de agosto. A música ficará por conta do cantor Tim Bendzko e a ideia é fazer despertar no público “um comportamento mais próximo possível da realidade“, disseram os organizadores do projeto, do Hospital Universitário de Halle.

O público do evento ainda deverá seguir algumas medidas de proteção. a pesquisa fornecerá, entre outros, máscaras de proteção do tipo FFP2 para reduzir os riscos de infecção. Os voluntários irão receber também desinfetante fluorescente que, além de proteger os participantes vai permitir que os cientistas identifiquem as superfícies mais tocadas. Também serão entregues a plateia um dispositivo para rastrear seus movimentos e medir sua distância entre eles e outros participantes.

Segundo Stefan Moritz, líder do projeto, o maior desafio será a análise dos dados depois do evento.”Porque teremos que medir os contatos de todos os outros participantes em um raio de 30 metros a cada cinco segundos durante um dia inteiro“, explicou ele.

Público será testado em três cenários

Para entender como as pessoas podem se infectar pelo novo coronavírus durante o show, os cientistas planejam coordenar o estudo em três diferentes cenários.

Em um dos casos os voluntários deverão entrar no evento por duas portas diferentes e sem regras de distanciamento. Também será estudado um cenário onde haverão mais portas para a entrada além de medidas de higiene e distância mais restritas. Em um terceiro caso a plateia ficará em arquibancadas, com uma distância mínima de um metro entre si. Este último será feito em uma arena com capacidade de 12 mil pessoas, mas utilizando 2 mil voluntários.

Deixe um comentário

*

Direitos reservados. Desenvolvido por Lucas Mantoani.