A amizade entre a dupla Anavitória e o cantor Tiago Iorc parece ter chegado a um fim. As cantoras expuseram em sua live especial de Dia dos Namorados, nesta sexta feira (12/06), sua briga com o, agora, ex-amigo.
De acordo com elas o desentendimento teria surgido por conta dos direitos autorais da música “Trevo”, um dos maiores sucessos da dupla, que foi composta em parceria com músico.
“A música que a gente vai cantar agora é muito especial para nossa carreira. Eu escrevi ela em 2015 e convidei um amigo para escrever comigo. Esse amigo escreveu, me deu um refrão lindo, que a gente ama muito e vocês conhecem bem”, disse Ana na transmissão, que foi realizada pelo Instagram da dupla.
“Essa música chegou para vocês de um jeito muito massa. Foi um momento muito lindo em nossa carreira e poderoso, porque abriu muitas portas“, continuou Ana. Em nenhum momento da live as cantoras citaram o nome Tiago Iorc, apesar de se referirem a ele ao citarem a co-autoria da música.
Logo em seguida, Ana revelou que Iorc teria tentado impedir que as duas regravassem a música, por deter parte dos direitos autorais.“Enfim, nessa semana a gente recebeu uma notícia estranha e triste de que esse autor está impedindo de regravar a nossa música. A gente tem um projeto pra lançar e essa pessoa impediu a gente de regravar” acrescentou ela.
Dupla revela mágoa com Tiago Iorc
Ainda na live Ana se mostrou emocionada e revelou estar magoada com Tiago por causa da história. “Eu só queria falar que o meu entendimento de arte é muito para as pessoas. No momento que ela passa por mim e vai pro mundo, ela não é mais minha, ela é do mundo. Me dói muito isso acontecer” afirmou ela.
Em seguida, antes de iniciar o primeiro versos de “Trevo“, Ana falou sobre seus sentimentos em relação a canção e aproveitou pra mandar um recado para o ex- amigo.”Eu espero que essa música nunca seja interrompida. Eu espero que essa pessoa receba essa mensagem, porque é com todo o meu coração e todo meu amor”, finalizou.
A canção, lançada em 2016, foi gravada por Anavitória em parceria com Tiago Iorc para o primeiro álbum do duo.“Trevo” fez um grande sucesso sendo uma das músicas mais tocadas naquele ano e conta, atualmente, com mais de 69 milhões de visualizações no YouTube.
Relembre esse hit:
Tiago Iorc rebate as acusações
Após todas as repercussões e seu “cancelamento” na internet, Tiago decidiu se pronunciar com um vídeo em seu perfil no Instagram. Ele demonstrou que não gostou nem um pouco do assunto vir a público.
“Ana, entendo seu sentimento. Provavelmente me sentiria da mesma forma se eu não soubesse o que está acontecendo por trás de tudo isso. Nessa sua atitude impensada de tornar isso público você não sabe da missa a metade“, começou ele.
O cantor prossegue acusando o escritório que gerencia a carreira de Anavitória de tentar sabotá-lo. “O escritório que gerencia a carreira de vocês vem repetidamente sabotando meu trabalho e agindo de má fé para me prejudicar, causando danos inclusive financeiros“, afirmou.
No vídeo Tiago ainda ressaltou a importância dos direitos autorais serem respeitados. Veja:
Declaração do empresário das meninas
Felipe Simas, empresário da dupla e ex agente de Tiago Iorc, afirmou em uma declaração para o UOL , que o posicionamento do cantor em relação a declaração a dupla é incoerente.
“É de uma incoerência sem tamanho ele falar aquilo. Pratique o que você prega. Ele sempre cantou muito o respeito aos laços humanos, mas há dois anos não dirige a palavra às meninas“, declarou Felipe
Segundo o empresário, a relação entre Tiago e Anavitória já havia dado problemas em 2018, durante as gravações de “O Tempo É Agora”, segundo disco da carreira de Anavitória que foi produzido por Iorc e por Moogie Canazio.
“Ele teve uma atitude muito pouco respeitosa com as meninas, com as considerações artísticas delas para o disco, e, desde então, não fala com elas, mesmo com a insistência delas em ir ao encontro dele”, prosseguiu
Simas declarou que o “sumiço” do cantor de um ano e quatro meses não interferiu em nada a situação. “Eu estava o tempo todo com ele”, contou.
“Morei com ele por um tempo tanto em Los Angeles (EUA) quanto em Itaipava (RJ) produzindo o disco. Cheguei a colocar elas no carro, ir para a frente da casa e falar que estava lá com a Ana e a Vitória para conversar nós quatro, olho no olho, e ainda assim ele se negou a conversar com elas.“
Sem encontrar uma solução para o desentendimento, a parceria de Anavitória e Tiago Iorc chegou a um fim no ano passado.”O tempo inteiro elas buscaram diálogo com ele e ele se esquivou. Por tanto tempo que no final do ano ficou impraticável ele participar da sociedade. Ele disse que faria uma reunião com elas, mas nem apareceu, só mandou um advogado.“, completou o empresário.
Apesar do desconforto de toda a situação, Felipe garante que nem ele nem as meninas tem a intenção de se envolverem em uma briga. ” Elas são pacificadoras, elas são o que elas cantam. Elas emanam e buscam o amor”,afirmou ele.
“Elas sabem de tudo”
Neste ano, Tiago colocou um fim a parceria com Felipe Simas e está gerenciando sua carreira em um escritório próprio.
“Quando ele saiu da empresa foi resolvida a situação. Só que quando chega essa notícia soa como retaliação. Prejudicá-las só pelo fato de elas serem empresariadas pela mesma pessoa com quem ele rompeu?“, questiona o empresário sobre a não liberação de “Trevo”
Felipe não consegue encontrar outro motivo para Iorc não liberar a música para outro projeto, já que sendo um dos autores ele também receberia os direitos autorais da nova versão.
O empresário ainda se diz bastante incomodado com as acusações feitas pelo cantor sobre o escritório não repassar informações para a dupla “Jogar a culpa no escritório é muito fácil. Falar que elas não sabem da missa a metade? Elas sabem da missa inteira. Nós conversamos sobre absolutamente tudo”, garante
Tiago teria barrado outras 3 músicas da dupla
No domingo (14/06) o duo Anavitória se posicionou oficialmente sobre o assunto em seu Instagram.
De acordo com Ana, compositora de “Trevo”, juntamente com Tiago, o cantor não autorizou essa e outras três canções que também possuem autoria dele para o novo projeto delas, o DVD do disco “O Tempo É Agora”. As músicas são “Porque Eu Te Amo”, “Agora Eu Quero Ir” e “A Gente Junto”.
Ana ainda dirigiu uma mensagem diretamente para o ex-amigo, em resposta ao vídeo que o cantor gravou logo após a repercussão da live das duas. “Eu não consigo entender porque você levantou essa questão de direito autoral. Essa história não é sobre isso”
A artista não apreciou a forma como o cantor e produtor se referiu a sua atitude de falar sobre o assunto na live como “impensada”.
“Eu não considero isso ‘uma atitude impensada e desnecessária’. Eu não consigo contatar você. Foi o espaço que a gente achou de mandar uma mensagem. E deu certo, pois finalmente a gente está podendo ter esse diálogo mesmo que aos olhos de tantas pessoas.” completou.
Veja:
Resposta
Mais tarde, ainda na noite de domingo, Tiago veio a público mais uma vez para falar sobre o assunto, afirmando que assistiu o vídeo das meninas.
“Como vocês mesmas disseram, eu nunca deixei de liberar uma música para vocês e nem nunca vou fazer isso. A questão não é com vocês. Eu sei que os meus direitos estão resguardados, os direitos de vocês também, mas outras pessoas também se beneficiam com essa liberação”, explicou Tiago, referindo-se ao empresário Felipe Simas mesmo sem citar seu nome
O artista ainda se mostrou super disposto a resolver a questão o mais rápido possível e aproveitou para reforçar o respeito que tem por Anavitória e pela história de ambos.
Veja:
A questão é que parece que a confusão tem muita coisa por trás ainda. Mesmo afirmando que o assunto é algo para se tratar na justiça, Ana e Felipe Simas seguem jogando indiretas pelo Twitter e dando entrevistas para imprensa. Tiago, por sinal, está somente respondendo os vídeos publicados nas redes.
Onde será que isso vai dar, ein?