#BlackoutTuesday: artistas e plataformas digitais aderem ao movimento - Palco Pop
Entretenimento | Publicado por Letícia Pêgo em 2 de junho de 2020.
#BlackoutTuesday: artistas e plataformas digitais aderem ao movimento

Em protesto contra o racismo e a morte de George Floyd, um homem negro que foi brutalmente assassinado por um policial branco nos Estados Unidos, vários artistas e plataformas digitais estão utilizando da hashtag #BlackoutTuesday para transmitir sua indignação.

Shawn Mendes, Camila Cabello, Halsey e Ariana Grande foram para as ruas participar dos protestos que estão acontecendo em todo os Estados Unidos.

E agora com a criação da hashtag, organizada por Jamila Thomas e Brianna Agyemang, duas mulheres negras do mundo da música, o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) vai ganhar ainda mais atenção.

A ideia é que ao usarem a hashtag #BlackoutTuesday os artistas, formadores de opinião e gravadoras fiquem silenciados por um dia inteiro, sem publicações em redes sociais e sem produção de qualquer tipo de conteúdo.

Esse silêncio vem como uma maneira de fazer as pessoas refletirem sobre os últimos acontecimentos e sobre o racismo e ainda apoiar o fim dessa prática já tão enraizada na sociedade.

Adesão

Inúmeros artistas e plataformas já aderiram ao movimento. Billie Eilish, Rihanna e Lady Gaga são só alguns dos nomes que decidiram fechar suas lojas virtuais, tanto de música quanto de outros tipos de empreendimento.

BlackoutTuesday Billie Eilish

O Spotify terá suas playlists e seus podcasts de maior importância com capas contendo apenas imagens pretas e um silêncio de 8 minutos e 46 segundos, sendo esse o tempo exato que o policial Derek Chauvin passou com o joelho em cima de George Floyd o sufocando.

Além disso os destaques da plataforma estão apenas para artistas negros.

BlackoutTuesday Spotify

A Apple Music também aderiu ao movimento e todos os seus usuários receberam uma mensagem ao abrir o aplicativo nesta terça feira (02/06).

“Em firme suporte às vozes pretas que definiram a música, criatividade e cultura, nós usamos a nossa.Esse momento nos chama para falar e agir contra o racismo e injustiça de todos os tipos. Nós estamos em solidariedade com as comunidades pretas em todo lugar.”

Um botão chamado “Ouça Junto” levará o usuário diretamente para a rádio Beats1, que estará tocando apenas artistas negros durante todo o dia de hoje. O serviço de busca de músicas, playlists e rádios da Apple Music está desabilitado, com os usuários apenas podendo ouvir aquilo que já está incluso na sua biblioteca.

Veja abaixo a manifestação de alguns astistas:

Rihanna

Katy Perry

Ver essa foto no Instagram

I try to live my life to answer the question, “How can I be of service?” I have spent the last few days watching, listening and reflecting about how to utilize my privilege and platform. I hope that #BlackoutTuesday gives us all (especially in the music industry) an opportunity to take what we’re learning and put it into action on Wednesday, and every day going forward. There are many ways to support the movement towards justice and equality. I’ve chosen to donate to the organizations tagged in this post. You can do the same at the link in my bio. This soon to be mother is going to work hard to make damn sure this world is a more just place for every child. #BlackLivesMatter

Uma publicação compartilhada por KATY PERRY (@katyperry) em

Tento viver minha vida para responder à pergunta: “como posso servir?”. Eu passei os últimos dias assistindo, ouvindo e refletindo sobre como utilizar meu privilégio e plataforma. Espero que a #BlackoutTuesday (especialmente indústria da música) dê oportunidade de pegar o que aprendemos e colocarmos na prática na quarta, e todos os dias após. Há várias maneiras de apoiar o movimento de justiça e igualdade. Eu escolhi doar para as instituições marcadas aqui. Você pode fazer o mesmo no ‘link’ em minha ‘bio’. Essa quase mãe vai trabalhar duro para fazer este mundo mais justo por todas as crianças.

Demi Lovato

Ver essa foto no Instagram

#blackouttuesday 🖤 (please use this hashtag and not the BLM hashtag so that we keep information easily accessible otherwise tons of black boxes will drown the news feed)

Uma publicação compartilhada por Demi Lovato (@ddlovato) em

“Por favor use essa hasthag e não a hashtag do BLL (Black Lives Matter) para que possamos manter a informação acessível ou então várias outras informações vão inundar o feed.”

DJ Batata

Ver essa foto no Instagram

Se liga no papo !! #blacklivesmatter #vidasnegrasimportam #vidasnegras #pegaavisão

Uma publicação compartilhada por Dj Batata (@djbatata) em

Robbie Williams

Becky G.

“Aprendi e desejo compartilhar a importância de não usar a hashtag BLM nas postagens de blecaute. Compartilhe e seja gentil🙏🏽❤️ #TheShowMustBePaused é a hashtag original que Jamila T. e Brianna A. criaram, então vamos manter isso!”

5 Seconds of Summer

Ver essa foto no Instagram

Black Lives Matter #BlackOutTuesday

Uma publicação compartilhada por 5 Seconds of Summer (@5sos) em

Normani

Ana Carolina

Kylie Minogue

Coldplay

Kelly Rowland

Usher

Ashley Tisdale

Meghan Trainor

“Estou entrando no @pausetheshow amanhã e estarei aproveitando o dia para desconectar, refletir e me concentrar nas ações que precisamos tomar para apoiar a comunidade negra. Esta não é apenas uma iniciativa de 24 horas, é apenas o começo.”

Alexandra Burke

Natti Natasha

Louis Tomlinson

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Louis Tomlinson (@louist91) em

Camila Cabello

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por camila (@camila_cabello) em

Little Mix

Ver essa foto no Instagram

#blackouttuesday

Uma publicação compartilhada por Little Mix (@littlemix) em

Alessia Cara

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ALESSIA CARA (@alessiasmusic) em

Você não precisa ser negro, ter amigos negros, ter filhos negros ou amar artistas negros para se indignar. Se você é um humano que respira, deve ficar indignado.
Não nos assista apenas por entretenimento e não se importe com nossos problemas de justiça social.
Não seja do tipo que quer nosso ritmo, mas não nossa tristeza.
Não crie filhos que odeiam os meus quando forem mais velhos, porque você não teve as conversas agora. É aqui que o diálogo aberto, o entendimento, a prestação de contas, a criação de um aliado, o diálogo aberto e honesto e a ação podem ocorrer. Seja parte da solução . Este é o momento de ser a mudança que você deseja ver. Sua voz é importante “Injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todos os lugares” – Martin Luther King Jr.

Outros artistas devem se pronunciar ao decorres do dia de hoje.

Deixe um comentário

*

Direitos reservados. Desenvolvido por Lucas Mantoani.