De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, sete em cada dez vítimas do feminicídio são mortas em casa. Isso quer dizer que, durante esta quarentena, permanecer no próprio lar não representa total segurança às mulheres. A prova é o número de ligações recebidas pela Central de Atendimento à Mulher, que subiu 9% no mês de março.
Por isto, hoje (17), MC Rebecca e Manaia se juntam para o lançamento da música-denúncia “Medo do Escuro”. A canção é uma forma que as duas artistas encontraram para incentivar o grito de muitas mulheres caladas durante este período de isolamento.
“Medo do Escuro” é uma música que defende a força e a liberdade de expressão da mulher – questões que a funkeira sempre levantou em sua carreira. Só que, agora, ela canta em um tom muito mais grave e versa como uma rapper.
A letra, escrita por Manaia, Arthur Marques e King, consegue fazer isso de maneira muito delicada. Sem usar palavras diretamente ligadas ao problema da violência doméstica, a força da canção vem também graças ao clipe, ambientado em uma casa totalmente destruída. O projeto audiovisual inteiro chegará às casas como um sopro de esperança: “Agora eu quero falar / e todo mundo vai ouvir / Não tenho medo, / não tenho medo / vocês não vão nos oprimir”.
O assunto já foi abordado por MC Rebecca em outra situação, quando a cantora foi protagonista da série “Cleo On Demand” – projeto audiovisual idealizado pela atriz e cantora Cleo, que reflete sobre o feminicídio e a cultura machista da sociedade brasileira. “Medo do Escuro” fará parte da trilha sonora de um dos episódios desse trabalho, lançados no canal do IGTV da CLEO.
Confira o resultado incrível de “Medo do Escuro”: