Festival Sonâncias apresenta os novos caminhos da música brasileira - Palco Pop
Música | Publicado por Icaro Chaves em 6 de setembro de 2019.
Festival Sonâncias apresenta os novos caminhos da música brasileira

O evento valoriza a diversidade da arte apoiando artistas independentes e em crescimento

Sem medo de experimentar, alguns artistas apostam pela diversidade e pluralidade de sons e ideias para abrir caminhos para a música brasileira. Longe de grandes gravadoras, as possibilidades de criação e a autonomia são as responsáveis pelo som único dessa galera. O festival Sonâncias chega em Belo Horizonte no sábado (7) para refletir sobre essas narrativas incrivelmente pessoais, reunindo artistas que apostam na exuberância da música brasileira.

A ocupação musical vai acontecer em uma antiga fábrica de tecidos de BH, que atualmente é conhecida como espaço cultural CentoeQuatro, local responsável por apoiar projetos e intervenções relacionados à produção artístico-intelectual. A partir das 17h, os três palcos do Sonâncias vão receber artistas da nova cena da música nacional e também alguns que estão em início de carreira, apostando sempre na pluralidade.


O que vai ter por lá?

Se o assunto é música, o Sonâncias sabe muito bem o que está fazendo. A lineup vai contar com show de MC Tha, uma revelação que vem abrindo caminhos por aí com seu álbum Rito de Passá (2019). As músicas do disco contagiam com uma mistura de ritmos, principalmente com uma visão inovadora do funk. Mahmundi, uma cantora e compositora carioca que está ganhando cada vez mais destaque, também vai passar por lá. Ela, que já foi vencedora do Prêmio Multishow de Música Brasileira, lançou seu último disco, o Para Dias Ruins (2018), com a Universal Music Brasil, mostrando que as gravadoras estão sempre de olho em quem tem potencial. Para representar o rock nacional, é a banda Vanguart que sobe no palco. Seu último álbum, Beijo Estranho (2017), foi eleito um dos melhores discos brasileiros do ano pela Rolling Stones Brasil.

Novos talentos também terão espaço. Azul Flamingo, Bel Baroni e Høstil vão mostrar tudo que aprenderam durante o Sonâncias Lab, um laboratório de experimentações que antecedeu o evento e promoveu a gravação dos EPs dos grupos, com tutoria de grandes produtores. Os trabalhos serão lançados no Sonâncias.

E se você acha que acaba por aí, está muito enganado. Babadan e Rádio Exodus também são atrações que vão agitar o festival, colaborando ainda mais com pluralidade de sons. Isso porque esses grupos são famosos por experimentar na mistura de ritmos e estéticas que vão do metal ao congado e do Brasil à Jamaica

Além da música, o Sonâncias também vai ser casa de uma edição da feira Canga, responsável por reunir marcas de roupas e acessórios, artistas plásticos e pequenos produtores de BH. A alimentação vai estar nas mãos do Cio da Terra, um coletivo de mulheres imigrantes que vão trazer comidas típicas dos seus países de origem.


Muita luta e apoio

Ser um artista independente não é fácil e requer muito trabalho. Sem apoio financeiro, essas pessoas tentam construir sua carreira com o que tem disponível, com apoio de outros artistas e, é claro, dos fãs. A internet é o que mais possibilita um crescimento da visibilidade dos cantores e bandas desse cenário. Atualmente, alguns projetos como o Natura Musical (patrocinador do evento) estão sendo responsáveis por incentivar esses trabalhos artísticos de resistência.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por MC Tha (@mcthaa) em

Festivais com o Sonâncias podem revelar muitos nomes para a música brasileira e são extremamente necessários para valorizar ainda mais essa galera que tem muito talento e que não tem o apoio necessário. Então não fique de fora desse rolê e garanta seu ingresso. Nos vemos lá!

Deixe um comentário

*

Direitos reservados. Desenvolvido por Lucas Mantoani.