A internet parou para acompanhar um final de semana muito conturbado no mundo pop. Taylor Swift, no último domingo (30), desabafou publicamente seu desconforto em relação a venda de sua antiga gravadora, a Big Machine Records, para o empresário Scooter Braun. A notícia acabou se tornando uma bola de neve, envolvendo vários outros artistas, como Justin Bieber, Cara Delevingne e Demi Lovato.
Segundo a Billboard, Scooter Braun adquiriu a gravadora por mais de US$ 300 milhões. Artistas como Ariana Grande — a qual Scooter é empresário, parabenizaram-no pela compra. No entanto, Taylor Swift não ficou nada feliz. Isso porque a cantora alega ter sido manipulada pelo empresário e o acusa de bullying, e em carta aberta no tumblr, Taylor revelou toda sua indignação. Confira:
Taylor Swift acabou de publicar uma nota em seu Tumblr expondo a relação entre o Scooter Braun e a Big Machine, e como eles trabalharam pelas costas dela para ficarem com os direitos de suas músicas!
— Update Swift Brasil 🦋🌈 (@updateswiftbr) 30 de junho de 2019
Confira a nota traduzida pela nossa equipe abaixo: pic.twitter.com/qiTYFrZlPb
Taylor trocou de gravadora em 2017, quando entrou para a Universal Music e lançou ”Reputation”. Porém, os direitos sobre as gravações originais — todo o seu catálogo até ”Reputation”, permaneceram com a Big Machine. A cantora alega que só ficou sabendo da venda quando foi divulgada na mídia e que, por isso, não teve a chance de comprar os direitos de seu próprio trabalho.
Mas essa é só a ponta do iceberg. No ano de 2016, Scooter Braun apareceu em um print do FaceTime no Instagram de seu cliente e amigo Justin Bieber. Até aqui tudo bem. Porém, na transmissão também estava presente Kanye West — que antagonizou um dos momentos mais humilhantes da carreira de Taylor, durante o VMA 2009. A legenda da foto era ”E aí, Taylor Swift?”
Com a polêmica entre Taylor e Scooter, Justin se pronunciou a favor do empresário, iniciando seu post com um pedido de desculpas pela ”provocação” de 2016.
“O que você estava tentando fazer ao postar aquilo? Você sabia que seus fãs iriam intimidar Scooter. De qualquer forma, uma coisa que eu sei é nós te amamos. Eu sinto que a única maneira de resolver o conflito é através da comunicação. Tenho certeza de que Scooter e eu gostaríamos de conversar com você e resolver qualquer conflito, dor ou quaisquer sentimentos que precisem ser abordados.” Diz o cantor, que recebeu o apoio de sua esposa, Hailey Bieber.
Porém, não são todos que concordam com Justin Bieber. Na verdade, Taylor Swift recebeu forte apoio de inúmeras outras celebridades, que se pronunciaram em defesa da cantora ou que simplesmente deixaram de seguir o empresário nas redes sociais. Cara Delevingne, aliás, respondeu Justin e Hailey, mandando forças não apenas para Taylor, mas para todas as mulheres.
”Como um homem casado, você deveria estar enaltecendo mulheres ao invés de pô-las para baixo. Eu não tenho certeza se você sabe o que um pedido de desculpas significa. Como você disse, você não fala com ela em anos o que significa que você claramente não entende a situação. Eu entendo.” A modelo, porém, teve seu comentário excluído.
A cantora Halsey apoiou Taylor em seu Twitter, afirmando: “Ela merece ter o minucioso trabalho do seu coração. Ela superou todas as expectativas que um artista é capaz de fazer. Acontece que não importa quanto poder ou sucesso uma mulher tenha nesta vida, você ainda é suscetível a alguém que vem e faz você se sentir impotente por desrespeito“.
🦋 @taylorswift13 pic.twitter.com/1iI2tCr8my
— h (@halsey) 30 de junho de 2019
Tendo em vista as várias outras celebridades que demonstraram apoio à Taylor, como Katy Perry, Rihanna, Miley Cyrus e Todrick Hall, a cantora Demi Lovato não fez o mesmo. Demi, que recentemente fechou contrato com Scooter, defendeu o empresário em uma publicação e em seus stories.
”Eu tenho lidado com pessoas más nesta indústria e Scooter não é um deles. Ele é um bom homem. Pessoalmente, estou grata por ele ter vindo à minha vida quando o fez. Por favor, pare de ‘arrastar’ as pessoas ou intimidá-las […] Vocês podem vir atrás de mim o quanto quiserem, mas eu sempre vou ficar leal à minha equipe.” Afirmou Demi.
O resultado disso tudo ainda é incerto, mas uma coisa nós sabemos: a briga entre Taylor Swift e Scooter Braun está longe de acabar.