Aos 25 anos, a catalã Rosalía é uma figura jovem, antenada nas tendências mais atuais possíveis e cheia de talento. Com o espanhol catalão (um pouco diferente do que estamos habituados) ela traz letras fortes, em melodias cheias de palmas e ritmos flamencos.
Rosalía
Rosalía Vila nasceu em Sán Esteban de Sasroviras, um vilarejo de pouco mais de 7.000 habitantes nas cercanias de Barcelona. “Filha de pais muito trabalhadores”, como definiu-se em uma entrevista ao jornal El Mundo, encantou-se na adolescência com o flamenco. Em entrevista, ela conta que se apaixonou pelo gênero aos 13 anos, quando passou a ouvir música com amigos depois da aula e descobriu Camarón de la Isla, um dos maiores cantores de flamenco. ”Naquela hora minha cabeça explodiu”. Sua paixão pelo flamenco é clara em suas músicas, as palmas intercaladas e a voz dramática são características que Rosalía deixa em alta.
E para o site Pitchfork, um dos mais prestigiados sites musicais do mundo, Rosalía não foi só um dos destaques de 2018, ela liderou a lista de melhores videoclipes do ano com ‘Malamente’, o lead-single do seu segundo álbum de estúdio ‘El Mal Querer’. Malamente alcançou o topo das paradas espanholas e apresentou o novo projeto de Rosalía para o mundo.
“No primeiro álbum, eu quis estabelecer meu legado musical e honrar o som clássico do flamenco de uma maneira tradicional. Respeitando o máximo, mas com uma estrutura pop e experimental. Algo com instrumentais básicos e um som minimalista, agora eu quero algo novo”. Dito e feito, o álbum ‘El Mal Querer’ transita entre gêneros e ritmos, mas sempre com destaque para o Flamenco, seu ritmo de origem. No último EMA (European Music Awards) ela foi o grande destaque da noite, entregando um medley impecável de ‘Tu Daqui No Sales” e ”Malamente”. Assista:
Nesta trajetória, o feminismo também entrou em cena para Rosalía. “El Mal Querer” tem onze faixas que contam diversas histórias do universo cultural do flamenco, algumas com mensagens poderosas. Em “A Ningún Hombre” (faixa que encerra o disco) diz: “não deixarei nenhum homem ditar meu futuro. Somente Deus me julgar”.

Arte para o álbum ‘El Mal Querer’
”Para mim é importante que as mulheres saibam liderar seus próprios projetos”, afirmou ela em entrevista recente. Além de seu posicionamento pessoal, o seu segundo e mais recente álbum ‘El Mal Querer‘ é uma releitura do livro Flamenca, que conta a trajetória de uma mulher que sofreu um relacionamento abusivo. Rosalía conta essa história por meio das músicas que seguem uma ordem narrativa e as letras também ajudam nessa construção.
Talento e carisma Rosalía já provou ter de sobra! Prova disso são nomes como Anitta, JBalvin, Lana DelRey, Dua Lipa, Troye Sivan e muitos outros apoiando o trabalho e hype de Rosalía. Escutem e depois digam pra gente o que acharam!