Música | Publicado por Valéria Alves em 5 de novembro de 2018.
Videoclipe de “Youth” do Shawn Mendes com Khalid representa a força da juventude

Acordar e ver manchetes em jornais sobre a violência ao redor do mundo infelizmente é ‘comum’ no meio em que vivemos. Os casos, que envolvem pessoas de todas as idades, acontecem diariamente, e o número de jovens que perdem suas vidas por meio disso é muito grande.

De acordo com reportagem publicada na Folha de S. Paulo, por exemplo, o número de homicídios envolvendo pessoas de 15 a 29 anos aumentou no Brasil.

Por esse motivo, é de suma importância falar sobre esse tema, e entre os inúmeros casos que percorreram o mundo, um deles marcou o ano de 2017: O atentado que aconteceu no show da Ariana Grande, em Manchester.

Interrompendo o sonho de 22 jovens que perderam suas vidas no local, a situação impactou milhares de pessoas, inclusive Shawn Mendes. A música “Youth“, com tradução para o português “Juventude“, foi inspirada nesse ocorrido.

Youth já havia sido lançada juntamente com Khalid no mais recente álbum de Shawn institulado “Shawn Mendes“, e segundo o próprio cantor, é a faixa mais importante do disco. Agora, ela está sendo muito bem representada com um vídeo-clipe, que foi disponibilizado hoje (05) na Apple Music.

Antes do lançamento, Shawn já havia disponibilizado uma prévia, que conseguiu representar bem a diversidade entre os jovens, que apesar das diferenças, lutam pela mesma causa: A liberdade. No fim, o vídeo apresenta a legenda: “Nossa juventude é nossa força, nosso voto é nossa voz. Saia e use a sua no dia 6 de Novembro.” Assista:

Sem palavras, né? A música ainda diz: “Dor, mas eu não vou deixar que se transforme em ódio. Não, eu não vou deixar isso me mudar. Nunca perderei de vista quem eu sou por dentro. Agora eu sei disso. Sim, eu sei. Você não pode levar minha juventude embora. Essa minha alma nunca vai se quebrar”.

Para deixar a mensagem ainda mais clara, o clipe traz jovens que transmitem ainda mais o significado da música. São alguns deles:

 

 

 

No twitter, o vídeo está entre os assuntos mais comentados por meio da hashtag #YouCantTakeOurYouthAway (Você não pode levar nossa juventude embora). Que força!

 

Antes do lançamento, Shawn e Khalid também já haviam performado Youth no Billboard Music Awards 2018 com ênfase à violência armada nos Estados Unidos. A performance contou com a participação do coral do colégio Stoneman Douglas, onde 17 estudantes foram mortos em um massacre. Confira a performance clicando no link:

Simplesmente emocionante, não? O clipe não está disponibilizado fora da plataforma da Apple e ainda não há previsão para lançamento no Youtube, mas já sabemos que ficará marcado no mundo da música e também na carreira de ambos. E se você não ouviu a música, ouça abaixo:

Direitos reservados. Desenvolvido por Lucas Mantoani.