Música | Publicado por Arthur Almeida em 17 de outubro de 2018.
Spotify abraça mulheres da música brasileira com o projeto ‘Escuta As Minas’

A plataforma de streaming mais conhecida no Brasil e no mundo, o Spotify, abraçou um elenco de vozes femininas brasileiras que trazem resistência, militância e luta por igualdade em sua arte. Elza Soares encabeça elenco inteiramente feminino formado por ela, Karol Conká, Tiê, Martnália, Lan Lanh, Maiara & Maraisa e e as integrantes do grupo Mulamba e da dupla As Baianas e a Cozinha Mineira.

Resultado de imagem para escuta as minas spotify

O projeto ganhou o nome de Escuta As Minas e além de uma música forte com um clipe que está maravilhoso e uma playlist exclusiva, um documentário contando um pouco sobre a vida das integrantes já está disponível, e você pode conferir clicando aqui.

A campanha visa aumentar a representatividade de mulheres na música, já que um estudo divulgado pelo Spotify e feita pela Iniciativa de Inclusão Annenberg revelou números um tanto tristes. Em 2017, apenas 16,8% dos artistas na indústria da música são mulheres. Dos 651 produtores do estudo, apenas 2% eram do sexo feminino. E das 899 pessoas que foram nomeadas para um Grammy Award entre 2013 e 2018, apenas 9,3% eram mulheres.

A música/clipe é um compilado de falas e versos militantes e de resistência das músicas das integrantes do projeto:

”O mundo está ao contrário e ninguém reparou. O meu país é o meu lugar de fala”, cantam elas em um coral forte, rodeadas por um cenário e figurinos de casas de engenho do século xx, onde senhores de negros escravizados moravam.

Representatividade e inserção no mercado são fundamentais para uma luta tão nobre e justa. O que acharam do projeto? Deixa pra gente nos comentários.

 

Direitos reservados. Desenvolvido por Lucas Mantoani.