Música | Publicado por Beatriz Carlos em 16 de agosto de 2018.
A Lagum é a nova promessa da música e nós temos como provar

Quando diversão e arte resolvem se encontrar, o resultado tem nome, endereço e músicas incríveis. Formada em 2014 na cidade Belo Horizonte, Minas Gerais, a banda Lagum conquistou o Brasil percorrendo com o seu show por diferentes estados, fazendo parcerias incríveis e hoje é a banda mineira com maior número de ouvintes mensais nas plataformas streaming de música.

Formada por Pedro Calais nos vocais, Otávio Cardoso na guitarra e vocal, Francisco Jardim no baixo, Tio Wilson na bateria e Glauco Borges na guitarra, a banda se tornou uma grande febre nos últimos meses alcançando números surpreendentes não só na internet como também em seus shows.

Assista ao clipe de “Bem Melhor”:

Tudo começou quando Pedro Calais resolveu postar uma de suas composições no Facebook. O vídeo obteve um sucesso considerável e um amigo, que era promoter em uma casa de shows em Belo Horizonte, o incentivou a montar uma banda para se apresentar na casa. Calais já conhecia os futuros integrantes de sua banda, os jovens são amigos desde a infância em Brumadinho, município de minas gerais. Então, na metade de 2014 a banda Lagum ganhou vida.

Banda formada, o show precisava acontecer. Os meninos não mediram esforços para reunir os amigos e lotar a casa. Todos os ingressos foram vendidos fazendo com que mais de quinhentas pessoas comparecessem na estreia. A partir desse dia os convites para novos shows começaram a aparecer. Não demorou muito para que a banda começasse a se apresentar em diferentes casas de shows espalhadas por todo o estado mineiro.

Em 2015 a Red Bull promoveu o festival Red Bull Break Time Sessions Stage com o objetivo de levar bandas universitárias para se apresentarem em algumas das melhores casas noturnas de São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Brasília e Santa Maria. Os meninos da banda Lagum ficaram entre os finalistas, uma grande conquista perto das inúmeros que estariam por vir.

No mesmo ano a rádio 98 FM promoveu o festival Palco 98, com o intuito de trazer novas bandas para um cenário que já estava repetitivo. A Lagum foi a grande vencedora e ganhou três meses de veiculação de sua música na programação da rádio.

Não demorou muito para que a banda entrasse em estúdio e gravasse o seu primeiro disco. Foi no segundo semestre de 2016, aproximadamente dois anos após a formação da banda, que o álbum “Seja o Que Eu Quiser” foi lançado. Por mais pop que o disco soe é possível sentir influências do Jazz e Soul Music. As guitarras possuem um groove característico que se mantem durante todas as faixas. Com certeza ouviram muitas canções do compositor Ed Motta, uma grande referência quando o assunto é groove. A oitava e última faixa do disco, intitulada “Sem Hora”, misturou o pop rock com o reggae e atingiu o 12º lugar entre as músicas mais virais do Brasil no Spotify.

O ano de 2016 não parou por aí. Em outubro participaram do programa “Estúdio Show Livre”, no qual artistas renomados, como Karol Conka, Pitty e Criolo, já participaram.

Assista à apresentação da música “Transante” no Estúdio Show Livre:

Os shows continuaram acontecendo durante o ano de 2017 e uma das estratégias adotadas pela banda foi a distribuição do CD, de forma gratuita, durante os shows. Muitas pessoas passaram a conhecer a banda desta forma, afinal um amigo quando gosta de uma música sempre mostra para outro.

Muitos singles foram lançados durante o ano de 2017 e muitos outros durante o primeiro semestre de 2018. Inclusive, o primeiro single intitulado “Deixa” foi regravado com a participação da cantora Ana Gabriela, o que sem dúvida contribuiu para que pessoas de outros estados passassem a conhecer o trabalho da Lagum. Além disso a parceria ganhou um clipe que já ultrapassa a marca das 7 milhões de visualizações.

Assista ao clipe de “Deixa”:

Em um único fina de semana a banda já chegou a se apresentar em três cidades de três diferentes estados: Uberlândia (MG), Brasília (DF), Goiânia (GO). A energia que se espalha cada vez mais pelos quatro cantos do Brasil chegou também ao Planeta Brasil, o festival chegou esse ano a sua sétima edição reunindo grandes artistas nacionais e internacionais dentre eles, a nossa queridissima, Lagum.

No dia 30 de junho, em plena copa do mundo, a energia contagiante dos mineiros chegou também ao jogador Neymar. Final de show na República Intrometeu, em Diamantina, os celulares começaram a tocar, era a notícia de que o jogador mais famoso do Brasil havia postado um Stories em seu Instagram escutando a música “Deixa”. A banda então, logo entrou no ranking das 50 músicas mais tocadas no Spotify.

Atualmente a Lagum não faz mais parte do cenário independente. Em maio deste ano assinaram contrato com a gravadora Sony Music. A parceria visa fortalecer ainda mais o trabalho que já vem sendo construído desde a formação em 2014.

Após conquistar a cidade de Belo Horizonte, participar de importantes festivais, realizar grandes parcerias, ser ouvida pelo jogador Neymar e assinar contrato com uma gravadora de renome, o surf-rock-music da banda Lagum chegou até a Rede Globo. No último sábado (11), se apresentaram no programa Só Toca Top, como aposta da semana, oficializando sua carreira como banda global.

Se você está lendo está matéria e ficou curioso (a) em conhecer um pouco mais sobre a vida desses amigos que vem conquistando a cada dia mais corações, o problema já está resolvido. Recentemente lançaram o Mini Doc “Somos Maiores Que Isso Tudo”, cujo nome está presente na letra da música “Não Vou Mentir”, lançada em janeiro deste ano.

Conheça mais sobre a Lagum:

A banda ganhou forma com o tempo, hoje todos os integrantes possuem mais experiência e são capazes de extrair o melhor de cada gênero musical para fazer um som genuíno, que seja capaz de passar a diversão que sentem ao tocarem juntos.

A Lagum batalhou para chegar em um gênero que a definisse, mas a conclusão foi outra. Lagum é Lagum. A banda não tem gênero definido e isso a caracteriza como diversidade pura.

Com mais de 116 mil inscritos e 10 milhões de visualizações em seu canal oficial, o crescimento é exponencial. Todos os dias novos ouvintes surgem se apaixonando perdidamente pelo trabalho dos meninos. Quem acompanha o Instagram da banda sabe o quão engraçado e verdadeiro é cada integrante, a “palhaçada” se mistura com a música e as risadas se tornam invitáveis.

A banda é nova. São apenas quatro anos. Mas pode ter certeza que a Lagum estará presente em algum momento da sua vida. Seja quando você estiver triste, feliz, andando pela praia, ou simplesmente vivendo. Como consta na biografia da banda, Lagum é uma palavra simples e difícil de ser esquecida, ainda mais depois de ouvir o som. Juntos comprovam a importância das verdadeiras amizades e encorajam seus fãs a se jogarem no mundo para conhecer pessoas novas e viver momentos inesquecíveis.

Os mineiros se preparam para uma apresentação com a dupla Hot & Oreia, no dia 18 de agosto, no Festival Sarará + Sensacional que acontecerá no Mineirão na cidade de Belo Horizonte. Além dos ensaios para o show a banda está em estúdio produzindo novas composições, mas ainda não decidiram se serão lançadas como singles ou EP.

Comenta aqui se marcará presença no festival e aproveita para nos dizer o que achou da banda. Nós somos completamente apaixonados e continuaremos a seguir essa turma por onde ela for.

Ouça a discografia completa no Spotify.

Direitos reservados. Desenvolvido por Lucas Mantoani.