Conhecer bandas novas ou mesmo um artista solo, que realmente nos faça ficar envoltos em suas histórias, pode ser uma tarefa difícil em meio a tantas informações. Porém, estamos aqui para te ajudar nessa missão! Toda semana apresentaremos a vocês diferentes artistas do cenário independente que assim como nós vocês precisam ouvir. Hoje vamos falar da grande repercussão do cantor e compositor Saulo Xavier.
Muitos artistas que começaram na internet ganharam fama através de vídeos covers, poucos foram os que conquistaram sua ascensão através de conteúdos totalmente autorais. Entretanto, este impasse é anterior ao surgimento dos canais de música no YouTube.
Os cantores de bares sempre enfrentaram problemas para conseguir espaços em que pudessem apresentar suas composições. A grande diferença é que com a explosão do YouTube a síndrome do “Toca Raul” se tornou a síndrome do “Toca Anitta”, “Toca Pablo Vittar”, “Toca Simone e Simaria”, dentre outros tantos artistas conhecidos.
Mas como é possível evitar que isso aconteça?
É preciso cara e coragem! Ter certeza do que está fazendo e se entregar totalmente a sua verdade é fundamental no processo de conquista de novos fãs.
Foi exatamente assim, na e cara e na coragem, que o cantor e compositor Saulo Xavier iniciou sua carreira autoral quando, em 2015, decidiu trancar a faculdade e se dedicar totalmente a suas composições.
Aos fãs de OutroEu, Kell Smith, e Tiago Iorc, Saulo Xavier é o artista que lhe faltava.
Assista ao clipe de “Dá Vontade”:
Quem foi que disse que apenas o mainstream consegue números surpreendentes?
Com mais de meio milhão de fãs no Facebook e mais de um milhão de visualizações em seu canal do YouTube, Saulo se tornará em breve uma das grandes revelações da música brasileira.
O Começo
“A música na minha vida acontece desde quando eu era pequeno. Meu primeiro instrumento foram as panelas da minha avó, em seguido comecei a aprender tocar bateria, violão, guitarra e piano. Mas comecei a me dedicar e levar a música como profissão, há pouco mais de dois anos. Componho desde os 14 anos, mas nunca me imaginei cantando. Comecei a cantar, por incentivo do meu amigo, Vinícius Borges. Ele que é o culpado de 50% de tudo. A outra parte da culpa, é do meu amigo e parceiro de inúmeras composições, Caio Vissotto que percebeu que havia algo diferente nas composições que eu mostrava pra ele.”
Entre nomes e sobrenomes
“Me chamo Saulo Soares Xavier. Mas sempre me identifiquei mais com o Xavier, do que com o Soares. Daí quando fiz programa de Rádio na minha cidade há cerca de 8 anos, utilizava o “Saulo Xavier”. E de lá pra cá, acabei adotando esse nome como sendo “artístico”.”
Influências
“Tenho muitas influências musicais. Talvez essa tenha sido a minha maior dificuldade em dizer com qual gênero musical mais me encaixo. Na minha cidade, Rubim, que fica no nordeste de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, pertinho da Bahia, escutava todos os tipos de gêneros musicais. Considero que tudo o que escutamos ao longo da nossa formação como ser humano, acaba influenciando na nossa energia e em nossa forma de ver e sentir o mundo. Forró, Brega, Axé, Xote, Baião, MPB, Soul, Pop, Pop Rock, Gospel, Blues, entre outros, me influenciaram na formação como ser humano.”
As composições de Saulo lembram os grandes artistas do pop rock que fizeram sucesso nos anos 2000, como D’ Black e LS Jack. As letras românticas e voz suave são capazes de emocionar os corações mais frios, enquanto seu sotaque calmo e arrastado, típico de cidades mineiras que estão próximas do estado baiano, encanta não só pelo timbre, mas pela calma presente em sua voz ao falar e cantar, transmitindo amor e boas vibrações.
Assista ao clipe de “Dois em um Só”:
Como encontrou o seu público?
“Não estabeleci público alvo, mas percebi quem mais se identificava quando comecei a publicar trechos de letras das músicas. E ficou mais forte ainda essa evidência de público, quando lancei meu primeiro single.”
Existe público fora das capitais?
“Sim. De forma surpreendente estamos conseguindo atingir pessoas de cidades com menos de 10 mil habitantes. Algumas músicas tocam em rádios tanto de capitais, quanto de cidades pequenas.”
Qual sua opinião sobre as plataformas digitais?
“São extremamente relevantes e contribuem de uma forma muito positiva para o financiamento de carreira. A viabilidade das produções musicais se evidenciam sendo capazes de uma música cobrir todos os custos de produção do próximo lançamento.”
Se preocupar com a estética ou deixar fluir?
“Cada música possui uma identidade muito forte, uma assinatura própria e extremamente singular, por mais “simples” que seja. Essa assinatura é tão forte, que elas que costuram suas próprias roupas (seus próprios arranjos). A gente simplesmente segue o caminho que elas nos apresentam.”
Um diferencial
“Acredito que o diferencial da nossa obra está na alma e no amor que colocamos em cada detalhe dos arranjos e das letras que surgem. Está na sinceridade em estarmos despreocupados com fama ou sucesso. Está em espalhar amor, o amor que Deus nos dá para compartilhar.”
O que os fãs podem esperar de você daqui para frente?
“Mais poesia, mais música e mais alma 🍃”
Apesar de ainda não ter lançado um álbum completo, Saulo já está mostrando a que veio. Com um trabalho totalmente autoral provou a todos que é possível atingir um público grande de forma orgânica. Esperamos ansiosamente por novas canções!
Que seu Deus abençoe todos os seus passos, você sempre será luz por onde passar!
Ouça no Spotify.