Colunas | Publicado por Nezu em 30 de abril de 2018.
K-Review: O conceito vintage do EXO-CBX!

O gênero musical que o kpop abrange é amplo, e não deixaria de ser demonstrado por grupos de estilos diferentes e únicos; hoje, iremos mostrar um pouco mais do EXO-CBX e seu comeback que seguiu, como sempre está fazendo, o conceito vintage em roupagem e cortes de vídeo.

A-YO kpopper!

Provavelmente você, kpopper, já deve ter escutado ou tido informações sobre o EXO-CBX mas, se não é este o seu caso, fique a vontade para descobrir um pouquinho mais sobre o trio!

O EXO-CBX, como dito o nome, é uma sub unit criada pela SM Entertainment, utilizando três membros do, – já dito no nome – EXO.

Seu debut com o single ‘Hey Mama’, em 2016, já mostrava que o estilo de Chen, Xiumin e Baekhyun, – iniciais que deram nome a unit – seriam diferentes do que o EXO mostrava aos fãs.

Atingindo a marca de 53 milhões de visualizações com ‘Hey Mama’ e sua roupagem vintage em tons pastéis e televisores antigos, satirizando de certa forma, a visão de que pessoas são escolhidas à dedo para programas televisivos, o trio seguiu lançando recentemente, o álbum ‘GIRLS’.

EXO-CBX: ‘Hey Mama MV’

Se você nunca se deparou com a palavra vintage, com certeza vai notar que muitas coisas atuais tem essa denominação e você mal sabia!

Vintage se aplica à objetos e roupas que chamam a atenção para o lado dos anos 20 aos 80, com características em cores pastéis, ternos e até mesmo, roupas com estampas e adereços mais ‘antigos’.

E não é só a roupagem e objetos que pode ser designados como vintage, alguns cortes de vídeo, forma de gravação e até mesmo, um aparente ‘PSD’ utilizado por excesso, como em Hey Mama, lhe dá uma aparência antiga, fashion e ao mesmo tempo, atualizada.

Chen, Xiumin & Baekhyun

E agora que todos já sabem o que e quem é o EXO-CBX e seu primeiro conceito que seguiu-se firme até este comeback, vamos ao MV de Horololo, single do primeiro álbum japonês ‘MAGIC’ do trio, com previsão de lançamento para o dia 9 de maio.

Como sempre, Baekhyun, Xiumin e Chen se apresentam pelo teaser (lançado dia 23 de abril pela SMTOWN) com ternos, que já é uma marca registrada do trio em MV’s como também, o estilo ‘working’, definido pelos mesmos aparentarem estar trabalhando.

Com vários cortes e expressões, as fãs do grupo e trio foram a loucura, subindo diversas tags com o nome da música anunciada e até mesmo, o nome dos mesmos conseguiu uma alta visibilidade na data.

EXO-CBX ‘Horololo’ Teaser

No dia seguinte, (24), o MV foi liberado pelo mesmo canal (SMTOWN), e novamente fãs expressaram sua euforia por redes sociais.

O MV se inicia com uma batida comum aos kpoppers, algo que já faz com que a música seja definida como animada ou lenta, e a sequência de frases: ‘Are you ready’, ‘Let’s go’, ‘Let’s do it’ e outras, define bem que a batida conseguiu casar com o que eles estão tentando passar.

O fato da música não está em coreano, como a maioria, e o álbum ser um ‘debut’ japonês, o início pode causar incômodo aos acostumados com os sons de fonemas coreanos, mas a sensação passa ao decorrer do MV.

EXO-CBX: ‘Horololo MV’

Tudo aparenta que a seriedade no trio e para com todos os presentes no MV demonstra que eles não estão fazendo alguma sátira como o ocorrido no primeiro single coreano do ChenBaekXi, e sim, algo mais maduro já que eles mesmos estão crescendo tanto como pessoa, como também em anos de sub unit. EXO-CBX irá completar em breve, dois anos de formação.

A sequência de ‘HOROLOLO’ cantada pelo trio causa uma vontade de seguir e decorar o single mesmo que aparente ser diferente por conta da pronúncia, sem deixar de fora, claro, a coreografia que também acaba lhe instigando.

Cortes bem elaborados a partir do primeiro refrão começam a mostrar a face vintage que tanto buscamos e vemos pelos comebacks dos idols, a grande presença de paredes envelhecidas, um telefone de rua antigo e até mesmo, as roupas de Baekhyun demonstram a ideia ‘anos vintage’ evidente.

EXO-CBX: ‘Horololo MV’

EXO-Ls (nome dado ao fandom e fãs do grupo EXO), não deixaram de unir imagens de outros MVs do grupo com os do trio, buscando alguma simetria em cenas que, realmente, parecem serem feitas para se encaixarem com as alheias.

Até mesmo as roupas do segundo corte de refrão, se apresentam numa forma mais vintage e antiquada, totalmente contrária às modernidades que o EXO mostra em MVs ‘futurísticos’ como em Power.

Ninguém sabe se os próprios garotos escolheram seguir e montar sempre seus MVs com alguma roupagem mais antiquada ou isto tudo faz parte de um marketing empresarial, mas o que podemos deixar claro é que o Kpop não está somente presente em músicas de hip hop ou eletrônica.

EXO-CBX: ‘Horololo MV’

Vários grupos e bandas seguem o estilo vintage, como o CBX faz com suas roupas e temáticas, alguns com mais informações e outros com somente detalhes dos anos de ouro, sendo eles: Wonder girls, SPICA, Red Velvet e até mesmo, SHINee em view!

E falando em view, não deixem de conferir o MV de Horololo do ChenBaekXi que em, 15 horas, teve 1,5Milhões de visualizações!

EXO-CBX ‘Horololo’ MV

Direitos reservados. Desenvolvido por Lucas Mantoani.