Bem vindos ao seu resumo semanal das notícias do mundo musical sul-coreano, K-News! Aqui vamos falar um pouco sobre os últimos lançamentos, debuts (estreias), comebacks (retornos) e disbands (separação dos grupos – esperamos que não muito deste último) além de premiações e qualquer novidade desse agitado universo k-pop.
E para confirmar essa agitação, março já começou recheado de novidades, com as vitórias do BTS no iHeartRadio Music Awards 2018, no último dia 11, nas categorias “Melhor Boy Group” e “Melhor Fan Army”, feito inédito para um grupo coreano. Apesar de não ter comparecido à premiação devido ao conflito de agendas, o BTS deixou mais uma vez uma forte impressão no cenário musical ocidental, principalmente através da dedicação de seu fandom, ARMY, que passou semanas votando através do Twitter para garantir o prêmio aos seus ídolos, desbancando fandons como Beliebers, Arianators e Lovatics.
[J-Hope – Hope World]
E como nem só de prêmios vivem os membros do BTS, o rapper do grupo, J-Hope, liberou sua mixtape, extremamente aguardada pelos fãs, no primeiro dia do mês. O álbum Hope World foi disponibilizado gratuitamente para download, assim como as mixtapes anteriormente lançadas pelos membros RM e Suga. Porém, ao contrário destes, o álbum também foi disponibilizado simultaneamente na Apple Music, ficando em primeiro lugar no albums chart do iTunes em mais de 60 países, um novo recorde para um artista solo sul-coreano. O MV (music video) da faixa título “백일몽 (Daydream)“, em cores vivas e demonstrando o estilo único de Jung Hoseok, atingiu cerca de 12 milhões de visualizações no YouTube nas primeiras 24 horas após o lançamento.
No dia 06 foi liberado mais um MV, dessa vez para a faixa “Airplane“, música com um tom um pouco mais pesado que a canção título, mas igualmente apreciada pelos fãs do grupo e do rapper, que conseguiu superar as grandes expectativas para o seu lançamento solo.
[NCT Dream – Go]
Com uma proposta diferenciada entre os grupos coreanos, o NCT, acrônimo para Neo Culture Technology, retornou com sua sub-unidade NCT Dream no dia 04 de março, com a faixa “엔시티 드림 (GO)”, que integra o álbum NCT 2018 – Empathy que inclui músicas de todos os sub grupos do NCT. A canção surpreendeu pelo seu tom e visuais mais pesados que os lançamentos anteriores da sub-unidade, que é composta por membros com idade entre 16 e 18 anos.
[NCT 127 – Touch]
Ainda com o projeto do álbum NCT 2018 – Empathy, tivemos o lançamento de “Touch” pelo NCT 127, sub-unidade baseada em Seoul e que geralmente apresenta um conceito mais pesado e dançante, mas que dessa vez, assim como o NCT Dream, inovou apresentando um conceito mais suave. Estes dois lançamentos de março se somam aos do sub-grupo NCT U, que ocorreram em fevereiro, no projeto que uniu todas as sub-unidades do NCT que já estrearam em um único álbum, além de incluir novos membros em sua formação.
[MAMAMOO – Yellow Flower]
Girl group que estreou em 2014 pela empresa RBW, o quarteto formado por Solar, Moonbyul, Wheein e Hwasa retornou em 07 de março, nove meses após seu último lançamento, com um mini álbum composto por 7 músicas. A faixa título, “별이 빛나는 밤 (Starry Night)”, surpreendeu pelo tom mais sério que os últimos lançamentos do grupo, mas agradou a todos com seu ritmo dançante e MV com visuais impactantes.
Também foi lançado um MV para a faixa “별 바람 꽃 태양 (Star, Wind, Flower, Sun)”, canção mais melódica composta pela líder do grupo, Solar, através da qual elas expressam sua gratidão pelos amigos, familiares e fãs do grupo, denominados Moomoos.
O mini álbum Yellow Flower é o primeiro de um projeto de quatro lançamentos para 2018, com foco em cada uma das integrantes, sendo este o álbum focado na vocalista, rapper e maknae (membro mais nova do grupo) Hwasa, contando inclusive com uma música solo. Starry Night já garantiu para o grupo quatro vitórias nos programas musicais sul-coreanos em apenas uma semana de lançamento.
[GOT7 – Eyes On You]
Boy group de uma das maiores empresas do mercado sul-coreano, a JYP Entertainment, GOT7 retornou no dia 12 de março com seu 8º mini álbum, Eyes On You, composto por 7 canções, incluindo a faixa título “Look”. A música foi composta pelo líder do grupo, JB, assim como a música principal do seu mini álbum anterior, lançado em outubro de 2017.
Mostrando cada vez mais influência na composição das próprias músicas, o septeto formado por JB, Mark, Jackson, Jinyoung, Youngjae, BamBam e Yugyeom retornou com uma faixa animada com uma coreografia inovadora, que aproveita todo o espaço do palco. O álbum como um todo é excelente e todas as músicas tem participação de algum dos membros nas letras/melodia. Destaque para a faixa “고마워 (Thank You)”, escrita pelo Jinyoung como agradecimento para os IGOT7, fandom do grupo.
O novo álbum tem demonstrado ótimos resultados nos charts musicais coreanos, os melhores do grupo desde o debut.
Então, qual o seu lançamento favorito de março, até agora? Alguns infelizmente ficaram de fora por questões de espaço, então indiquem nos comentários caso o seu preferido não tenha aparecido por aqui! Lembrando que o mês ainda terá vários comebacks e debuts promissores, voltaremos semana que vem com mais atualizações e boa música.
Até a próxima!